Iracema Vale Reassume Presidência da ALEMA em Votação Histórica e Conturbada
O processo de votação, conduzido pelo ex-presidente Arnaldo Melo (PP), teve cédulas impressas que foram depositadas em uma urna lacrada. A votação secreta foi cuidadosamente organizada para garantir a integridade e lisura do processo. Aluízio Santos (PL) foi o primeiro a votar, e Wellington do Curso (Novo), o último, fechando a disputa que, devido ao empate, foi decidida com base no Artigo 8º, Inciso VI, do Regimento Interno, que determina que o candidato mais idoso deve assumir o cargo em caso de empate.
Trajetória de Iracema Vale
Iracema Vale, de 56 anos, possui uma longa carreira política. Nascida em São Luís, em 18 de junho de 1968, formou-se em enfermagem e é funcionária pública federal. Filha de João Ivo Vale e Francisca das Graças Lima Vale, começou sua jornada na política em 2000, como vereadora de Urbano Santos, município em que também foi prefeita por dois mandatos (2012 e 2016). Durante sua gestão como prefeita, Iracema desenvolveu projetos de impacto para a comunidade, com foco na Agricultura Familiar, criação de secretarias, incentivo ao esporte e apoio à cultura local.
Além de expandir a infraestrutura educacional do município, com a construção e recuperação de mais de 40 escolas, Iracema Vale foi reconhecida três vezes pelo Sebrae com o prêmio de Prefeita Empreendedora, graças aos projetos de fomento ao emprego e renda. Ela também construiu estradas, melhorando o acesso entre cidades e povoados e valorizou as manifestações culturais, com apoio a grupos de folclore local.
Desafios e Perspectivas
A reeleição de Iracema Vale na presidência da ALEMA marca um novo capítulo em sua carreira política, agora com desafios voltados para o fortalecimento do legislativo estadual. Seu histórico como líder política e suas realizações ao longo de mais de três décadas a consolidam como uma figura de influência no cenário maranhense, apta a enfrentar os desafios de representar os interesses do povo maranhense na Assembleia.